Você já ouviu falar sobre viscossuplementação? Esse método pode ser um forte aliado no tratamento de algumas condições que afetam o sistema locomotor, proporcionando excelentes resultados.
Para pessoas que sofrem com artrite, artrose e osteoartrose, a viscossuplementação tem sido de grande ajuda. Através dela é possível repor os fluidos das articulações, proporcionando maior alívio para quem sofre com alguma dessas condições.
Ela basicamente atua como um lubrificante das articulações e quem é responsável por isso é o ácido hialurônico. Provavelmente você conhece esse ácido como tratamento em dermocosméticos e em alguns procedimentos relacionados à estética.
Mas nesse caso, ele oferece uma melhora perceptível em pacientes que apresentam determinados problemas ortopédicos. Quer conhecer mais sobre esse tratamento eficiente? Continue conosco!
Nossas articulações possuem um líquido interno denominado líquido sinovial e a principal função dele é promover a nutrição da cartilagem e diminuir o atrito entre os ossos. Porém com o passar dos anos, vai ocorrendo o desgaste da cartilagem e esse líquido vai diminuindo.
Com isso, a articulação vai sendo prejudicada e o paciente passa a sofrer com dores e doenças ocasionadas por esse desgaste. Para auxiliar na reposição desses fluídos, entra em cena a viscossuplementação.
Esse tratamento consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico nas articulações da região afetada, tendo como objetivo o restabelecimento dos níveis normais do líquido sinovial.
Com esse tratamento é possível oferecer aos pacientes que sofrem com dores decorrentes de artrose ou artrite, alívio da dor, redução da inflamação e estimular a regeneração da cartilagem.
Outra grande vantagem desse tratamento é o fato de que ele retarda a evolução da artrose, prolongando ou até mesmo evitando a necessidade de um tratamento cirúrgico para prótese em regiões como joelho, quadril ou ombro.
O tratamento consiste em aplicações de 1 a 3 infiltrações, isso varia de acordo com a patologia e o tipo de ácido hialurônico que estamos infiltrando.
Existe uma variedade de formulações de produtos de ácido hialurônico indicadas para cada situação, com diferentes concentrações, formas de produção e número de aplicações necessárias para o tratamento.
Este é um tratamento com uma baixa taxa de efeitos colaterais.
Para realizar a viscossuplementação, na maioria das vezes são utilizadas ferramentas de ultrassom para orientar nossa aplicação e garantir que aplicamos o medicamento no local correto, o que aumenta a segurança do tratamento.
O procedimento é simples e deve ser realizado conforme orientação do cirurgião ortopedista após avaliação do caso, incluindo injeções intra-articulares de ácido hialurônico.
A viscossuplementação é indicada para pacientes com artrose leve ou moderada que requerem reposição de líquido sinovial. Pode ser notada melhora em quem realiza esse tratamento entre 4 e 12 semanas, promovendo o alívio da dor e os efeitos podem durar mais de um ano.
Pacientes com osteoartrite com características mecânicas, onde a dor piora com a caminhada e atividade física e melhora com o repouso, tendem a ter melhores resultados.
Já pacientes com derrame articular significativo, em que há aumento da dor em repouso e artropatia avançada tendem a ter uma demora maior nos resultados. Nesses casos, a suplementação da viscosidade pode eventualmente ser feita com infiltração de corticosteróides.
Geralmente, os resultados e efeitos podem ser sentidos de 6 meses a 1 ano após o tratamento. Medidas suplementares, como atividade física e perda de peso, estão fortemente associadas a efeitos mais duradouros do tratamento.
Este procedimento pode reduzir a dor, rigidez e inchaço nas articulações. A indicação de qual substância deve ser utilizada depende da análise e diagnóstico do quadro, ambos devem ser feitos por um médico.
É indicado para o tratamento de distúrbios da cartilagem que afetam a articulação do joelho, como osteomalácia e artropatia.
Além disso, pacientes com dor crônica/persistente que não responderam bem a tratamentos conservadores, como fisioterapia, analgésicos e perda de peso, podem ser avaliados por um médico para analisar se o procedimento é apropriado.
O tratamento não requer cuidados muito especiais, mas é necessário informar ao seu médico quais medicamentos você está tomando no momento.
Após a realização do procedimento, você pode ir para casa, mas deve evitar ficar muito tempo em pé nas próximas 48 horas. Certifique-se de informar o seu médico se notar quaisquer alterações que possam indicar efeitos colaterais, como febre alta e vermelhidão.
Se você possui algum problema em suas articulações, saiba que a viscossuplementação pode trazer grandes benefícios para sua vida, reduzindo a dor e proporcionando melhora na mobilidade.
Procure um ortopedista e converse com ele sobre a possibilidade de realização desse tratamento. Ele poderá avaliar com calma sua situação e caso seja indicado, o médico fará a prescrição do número de sessões, além de outros meios que o paciente poderá utilizar para potencializar os resultados.
Cuide-se!