A prática de atividades físicas é recomendada em todas as idades e traz muitos benefícios para a nossa saúde e manutenção do bem-estar.
Existem infinitas opções de exercícios para você começar a se exercitar. Hoje uma grande parcela da população é adepta à musculação, que proporciona resultados rápidos, tonifica o corpo e você ainda pode contar com os benefícios dos aparelhos e de um educador físico te orientando durante os exercícios.
Entretanto, por ser uma atividade que exige muito das nossas articulações, algumas pessoas podem sentir dores ou desconfortos nos joelhos durante ou após a musculação.
Quer descobrir o porquê isso acontece e como prevenir?
Você decidiu começar uma rotina de exercícios, escolheu a musculação e está seguindo os exercícios passados pelo profissional da área, mas sente que uma dor ou incômodo no joelho aparece durante ou após cada atividade realizada.
A dor no joelho pode surgir em qualquer idade, isso é um fato. E também pode aparecer em atividades simples do dia a dia, como subir uma escada, abaixar e ao se levantar. Porém, quando ela surge durante um treino de musculação, é necessário ligar o alerta e descobrir qual é a causa dessa dor.
Ao primeiro sinal de incômodo, é de grande importância procurar orientação médica.
A musculação é uma das atividades que mais exercem impacto em nossas articulações. Para quem passou por um longo período sem praticar atividade física, as dores podem surgir com mais facilidade, durante e após os exercícios.
Entretanto existem outras causas de dores nos joelhos, que se deve ter atenção para identificar em quais situações ocorrem.
As principais causas de dores nessa região são:
Falta de alongamento
Quando você inicia uma atividade física sem fazer um alongamento, seu corpo não está preparado para o impacto recebido e precisa se adaptar àquele esforço imediatamente, podendo causar dores ou até mesmo lesões. Por isso, os alongamentos devem ser realizados antes e depois de cada exercício realizado. Assim, você estará garantindo a proteção de suas articulações.
Excesso de treino
Outro grande erro de quem começa a praticar atividade física, é tentar recuperar todo tempo perdido em um curto período e exceder a quantidade de treino recomendada. Lembre-se que seu corpo tem um limite e é de extrema importância respeitá-lo.
Postura incorreta
A postura inadequada durante um exercício não somente invalida todo seu esforço, como também é uma grande causadora de lesões nos joelhos.
Por isso, sempre se atente à postura na hora de realizar um exercício e se tiver dúvida, consulte um profissional especializado para que ele possa te orientar na realização do mesmo da maneira correta.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a dor não deve desmotivar você a praticar exercícios. Nosso corpo foi feito para se movimentar, então é necessário ter atenção quando perceber o incômodo inicialmente, mas a prática de atividade deve ser mantida sob orientação médica.
É possível se prevenir de possíveis dores? Sim, e seguem abaixo algumas dicas para te ajudar nesse momento:
Nos primeiros dias, não só o joelho como o corpo todo vai estar extremamente dolorido, esse é um processo normal para quem começa a praticar atividade física.
Porém, se após três dias você perceber que a dor persiste e está tendo dificuldades em movimentar o joelho, procure um médico imediatamente para que ele possa analisar a situação e assim, fazer o diagnóstico e tratamento correto do seu caso.