O menisco é uma das estruturas mais importantes da articulação do joelho e lesões nessa área podem afetar a mobilidade.
Se você sente dor ou desconforto no joelho ao caminhar, subir e descer escadas, pode ser que você tenha uma lesão no menisco e nem saiba disso.
O menisco é uma estrutura cartilaginosa em forma de meia lua localizada na parte interna do joelho. Cada joelho tem dois meniscos, um medial e outro lateral. O menisco é responsável por reduzir a quantidade de carga sofrida pela articulação, atuando como amortecedor e estabilizador, protege a cartilagem articular e previne o desgaste prematuro.
As lesões meniscais são comuns em dois grupos de pacientes: atletas jovens com lesões traumáticas, como torção do joelho durante a prática de esportes ou em pessoas acima dos 40 anos, com lesões degenerativas sem nenhum trauma associado, mas decorrentes de artrose e desgaste natural da articulação.
Independentemente da idade, qualquer pessoa pode lesionar o menisco, seja enquanto realiza uma atividade rotineira ou durante a prática de algum esporte. Porém, como dito anteriormente, a lesão do menisco normalmente ocorre entre pessoas com mais de 40 anos e jovens que praticam esportes.
Caso a lesão aconteça em decorrência da idade, dizemos que foi por causa degenerativa, pois tanto o menisco, como as outras estruturas do joelho vão se desgastando.
Já a lesão traumática ocorre durante a prática de atividades físicas que possam causar um grande impacto nos joelhos. As principais situações onde ocorrem as lesões de menisco são:
Obesidade, lesão do ligamento cruzado anterior, artrose ou osteoartrite, deformidade nos joelhos e prática de atividade física de alta intensidade são algumas das condições que também favorecem a predisposição da lesão meniscal.
Os primeiros indícios após ocorrer uma lesão meniscal são dor no joelho e derrame articular, popularmente conhecida como água no joelho, decorrente do aumento da produção do líquido sinovial.
A princípio a dor é localizada, na região externa ou interna do joelho, dependendo de qual menisco foi lesionado. Com o decorrer dos dias, a dor e o inchaço tendem a aumentar, que se agrava ao realizar atividades comuns do dia a dia, como subir e descer escadas, agachar ou caminhar. Pode ocorrer, também, o travamento do joelho.
O diagnóstico dessa lesão é realizado através de uma consulta com ortopedista, onde ele irá analisar o histórico clínico do paciente e é feito um exame físico no consultório, que consiste em movimentos de rotação e flexão. Caso o paciente sinta dor durante a realização do exame físico, é indicativo de lesão meniscal.
Após a consulta, o médico irá solicitar exames de imagem como raio-x e ressonância magnética para analisar a extensão, o local e o tipo da lesão.
O tipo de tratamento varia de acordo com o tipo de lesão. Após analisar os resultados dos exames, o médico poderá indicar o tratamento conservador ou cirúrgico.
Quando ocorrem apenas rupturas, sem maiores incômodos, é recomendado repouso, aplicação de bolsa de gelo e sessões de fisioterapia. Em casos onde o tratamento conservador não proporciona melhora ao paciente, é indicada a cirurgia artroscópica para se obter uma recuperação total do joelho.
Se você está sentindo dor no joelho ou com a sensação do joelho estar travando, procure um ortopedista imediatamente pois seu menisco pode estar lesionado.