Você se sente cansado e desanimado ao acordar, ou mesmo com dores por todo o corpo, como se um trator tivesse passado em você? Uma das principais razões para isso pode ser o colchão, quando o mesmo não se ajusta ao seu tamanho, altura ou peso, tende a afundar.
O sono inadequado não causa apenas dores nas costas, uma noite de sono insuficiente pode prejudicar nossa qualidade de vida, elevando a falta de concentração, causar problemas emocionais e também de humor. O pior de tudo é que nem sempre a pessoa percebe que o colchão está afundando, por isso é bom estar atento aos sintomas, principalmente ao acordar.
Passamos cerca de 30% de nossas vidas dormindo e, em média, nos movimentamos cerca de 60 vezes por noite, isso acontece de forma automática, sem percebemos. Mas quando o colchão deforma e não dormimos bem, gastamos muito mais energia para fazer estes movimentos. Além disso, não deixamos as vértebras repousarem porque ainda estão comprimidas e tensionadas quando deveriam se abrir. Então, vem a sensação de dor e cansaço. Se você sofre de dores nas costas e quer saber qual o melhor colchão para você, observe que essa é uma dúvida recorrente para a maior parte da população.
Um colchão de alta qualidade deve manter o alinhamento da coluna, que cede acompanhando a curvatura do corpo e apoiando a coluna em vez de forçá-la.
Durante o sono, é importante manter a coluna vertebral curvada. Para a maioria das pessoas com peso normal, um colchão médio a firme geralmente funciona.
Para saber se o seu colchão é um vilão, preste atenção nas seguintes características:
Aparência: há rasgos e manchas evidentes no colchão?
Tempo de uso: você o comprou há mais de cinco anos? Cada colchão tem uma vida útil.
Está deformado? Mostra áreas com deformidades? Devemos prestar muita atenção se o colchão cede nas áreas mais comumente usadas (especialmente colchões de espuma).
Se identificar alguma dessas características pode ser o momento de avaliar a troca do seu colchão.